terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Diego supera Olimpíadas e é tri na Superfinal

O ginasta Diego Hypólito conquistou o tricampeonato na Superfinal da Copa do Mundo de Ginástica que aconteceu em Madri, no último fim de semana. O brasileiro venceu a disputa no solo, como havia feito em 2004, em Birminghan, e em 2006 em São Paulo. A medalha de ouro foi uma considerada pelo ginasta uma recuperação pela queda nas Olimpíadas de Pequim. “Eu precisava muito desse resultado. Entrei no tablado de solo "mordido", com sede de vitória. Finalizo o ano com chave de ouro e com uma certeza: eu me reergui! Tive que conter as lágrimas ao final da minha apresentação. Estou muito feliz em ser o primeiro ginasta do mundo a conquistar um tricampeonato de uma grande final”, disse Diego.

Diego fio tricampeão na Superfinal.

Diego fez uma série com pouquíssimos erros e alcançou a nota de 16.125, a mais alta. Mas o atleta quer mudar a série para 2009 e aumentar sua nota de partida de 16,800 para 16,900, o que trará chances de notas mais altas, mas também de mais erros. A medalha de prata ficou com o japonês Kohei Uchimura, que marcou 15.900, e o israelense Alexander Shatilov levou o bronze, com 15.500. Diego ainda terminou em sexto na disputa do salto.
Diego fez uma série quase sem erros.

Daniele Hypólito foi a única brasileira a participar da Superfinal. Ela foi beneficiada pela desistência de diversas atletas, inclusive de Daiane dos Santos no solo. Daiane, Jade Barbosa e Laís Sousa não competiram por estarem lesionadas. A melhor participação de Daniele foi um sexto lugar no solo. Na trave e nas paralelas, a ginasta ficou com a última colocação. A competição reúne os oito melhores de cada aparelho, mas diversos atletas não participaram.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Hegemonia são-paulina: tricolor é tri e se consagra hexacampeão brasileiro

Pela terceira vez consecutiva, o São Paulo vence o Campeonato Brasileiro e é o primeiro time a ser hexa no país. Só uma combinação de resultados podia tirar o título do tricolor paulista. Ele precisa perder para Goiás e o Grêmio tinha que ganhar do Atlético-MG em Porto Alegre. Mas o São Paulo não vacilou, venceu o time goiano e não deu chances para o Grêmio. O time paulista também é o primeiro a ganhar três campeonatos seguidos.
Jogadores fazem a festa e comemoram o hexacampeonato.
Mas a que se deve a hegemonia do São Paulo? Afinal, são três brasileiros seguidos, 2006, 2007 e 2008. Em 2005 o time foi campeão paulista, da Libertadores e do Mundial Interclubes. O São Paulo está sempre brigando por títulos e conquistando-os também. Para manter-se entre os melhores times do Brasil não existe um segredo. São vários os quesitos que levaram o São Paulo ao ponto em que está hoje.
Uma administração organizada e consciente é um dos principais fatores, pois todas as outras questões dependem disso. O time sempre teve bons presidentes e a equipe formada não se alterava facilmente. O atual presidente Juvenal Juvêncio já comandou o clube de 1988 a 1990 e está desde 2006 no cargo. Raramente vemos o time envolvido em problemas financeiros e escândalos administrativos. Todos os outros quesitos que fazem do São Paulo um time campeão passam pela administração.

O capitão Rogério Ceni levanta a taça pela terceira vez seguida.
Uma comissão técnica experiente e entrosada. No São Paulo a equipe técnica não é montada como na maioria dos outros times, pelo treinador que vai comandar a equipe. Os preparadores físicos, auxiliares técnicos, fisioterapeutas e preparadores de goleiro estão no clube há anos. Já conhecem a estrutura do clube, da diretoria, os jogadores. Já se conhecem e sabem do trabalho de cada.
A estrutura do clube é melhor do país. O C.T. da Barra Funda foi inaugurado em 1988 e hoje conta com três campos oficiais, um minicampo, um campo para treinamento de goleiros, arquibancada, dois vestiários para jogadores, dois vestiários para árbitros, alojamentos, cozinha, refeitório, dezesseis dormitórios, sala de jogos, sala de audiovisual, área administrativa e área exclusiva para atendimento à imprensa. O C.T. ainda tem uma das mais modernas instalações de Reabilitação Esportiva, Fisioterápica e Fisiológica.

Muricy Ramalho é tricampeão pelo São Paulo.

Com um estilo sério e rigoroso, o comandante da equipe foi fundamental nas três conquistas do campeonato brasileiro. O técnico Muricy Ramalho é o segundo treinador a conseguir a proeza de ser campeão por três vezes seguidas. Um dos lemas do comandante é a importância do treino. Após a conquista do título, ele afirmou que o time cresceu no segundo turno por ter mais tempo para treinar, sem jogar duas vezes na semana.
O time do São Paulo tem um dos melhores elencos da temporada. A equipe tem alguns grandes jogadores, como o volante Hernanes e o goleiro Rogério Ceni, mas os outros mantém uma regularidade e são importantes nos momentos decisivos. O atacante Borges, que começou o ano na reserva, foi fundamental nos últimos jogos, marcando sempre na hora da decisão. Foi dele o gol que deu o título ao São Paulo, apesar de irregular, já que estava em impedimento. Outros nomes como do atacante Dagoberto e dos zagueiros Miranda e André Dias também são essenciais na formação deste time.
Portanto, são vários os segredos de um time campeão como o São Paulo. Na verdade, nem são segredos. A estrutura está aí, qualquer time pode e deve tentar copiar. Não há problema nenhum nisso. O tricolor paulista já mostrou e provou que seguido esse esquema – administração competente, organização da comissão técnica, elenco entrosado e com peças para repor, e um comandante rígido e inteligente – qualquer time pode ser campeão.

Grêmio faz sua parte e é vice

A missão do tricolor gaúcho não era fácil. Além de vencer o Atlético-MG em casa tinha que torcer por uma vitória do Goiás em cima do São Paulo. A primeira parte era obrigação e foi cumprida. O Grêmio fez 2 a 0 em cima do Galo, que já não brigava por mais nada no campeonato. Mas o Goiás não ajudou. Só a vitória do time goiano daria o título para o Grêmio, mas ele perdeu por um gol de diferença. O Grêmio chegou a 72 pontos, três atrás do tricolor paulista e ficou com o vice-campeonato.

O Grêmio vence o Atlético-MG, mas fica em 2º lugar.
O Grêmio teve todas as chances para ser o campeão de 2008. Ficou na liderança por mais de 15 rodadas. Fez um excelente primeiro turno, terminando em primeiro lugar. Chegou a ficar com mais de oito pontos do segundo colocado. Mas começou a perder; perdeu jogos, perdeu pontos quando não poderia perder. Deixou os times encostarem e acabou perdendo a primeira posição.
Em um campeonato de pontos corridos, no qual todos jogam contra todos em turno e returno, quem erra menos se sai melhor. As atuações irregulares do Grêmio lhe custaram o título do campeonato. O time não soube aproveitar a vantagem que abriu no primeiro turno, perdeu jogos importantes fora de casa. O tricolor gaúcho tinha todas as oportunidades de ser campeão e desperdiçou.
O técnico Celso Roth vai renovar com o time. A diretoria deve trazer alguns reforços para 2009. O Grêmio precisa ser um time mais estável se quiser disputar, com o objetivo de vencer, as competições do ano que vem, o Brasileirão e a Libertadores. O Grêmio não pode nem pensar em errar do jeito que errou esse ano, se não vai nadar e morrer na praia como em 2008.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Minas perde para o São Caetano dentro de casa

A equipe do São Caetano precisou de apenas 1h06 minutos para derrotar o Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira. O time estrelado por Fofão, Mari e Sheilla conquistou a vitória por 3 sets a 0, com parciais de 25x19, 25x13 e 25x11. As meninas do Minas amargaram a segunda derrota consecutiva, já que tinham perdido o último jogo para o Vôlei Futuro, por 3 a 2. A partida teve um sabor especial para a mineira Sheilla. Ela jogou quatro anos pelo Minas, onde foi bicampeã da Superliga em 2001/2002.
O primeiro set foi o mais equilibrado da partida. Mas o São Caetano esteve sempre a frente, com vantagem de dois pontos. No final, a equipe paulista acertou no saque e aumentou a vantagem, final: 25 a 19. No segundo set, o Minas foi surpreendido por uma boa seqüência de saques da oposto Sheilla. O passe não chegava bom nas mãos da levantadora Dani Fagundes e o Minas perdia boas oportunidades de ataque. Até a revelação da equipe, Ivna ficou presa no forte bloqueio do São Caetano. Resultado, 25 a 13.

Ivna, revelação do time do Minas.

O terceiro set foi o de maior diferença, 25 a 11. Novamente o saque do São Caetano foi fundamental, quebrando o serviço do Minas. Com Fofão sacando, a equipe abriu uma vantagem de 10 pontos. As jovens meninas do Minas sentiram a diferença no placar e erraram em jogadas fáceis. Para a ponta Ivna, o time do São Caetano é mais forte tecnicamente, por isso mereceu a vitória. “Essa é uma equipe muito forte tecnicamente, com grandes jogadoras. Estamos treinando bastante, mas ainda temos muito que aprender”, disse após o jogo.
Sheilla foi a maior pontuadora da partida, com 17 pontos. A ponta Mari foi eleita a melhor jogadora em quadra e recebeu o troféu Viva Vôlei. Para a campeã olímpica, o São Caetano é um dos favoritos ao título, e vai crescer na competição durante o segundo turno. “É complicado para um time que nunca jogou junto jogar bem no início. Tivemos pouco tempo para treinar após as Olimpíadas. Agora o time está entrosando e o jogo flui melhor”, explica Mari.
Mari foi eleita a melhor jogadora em quadra.
Para o técnico do São Caetano, que assumiu a equipe nesse jogo após a saída de Rizola, credita a vitória ao bom saque das jogadoras. “A equipe tava muito concentrada e agressiva. Um dos principais fatores nossos, foi nosso saque”, disse Jailson de Andrade Silva, o Chicão. Segundo ele, o time precisa melhorar a sincronia entre o bloqueio e a defesa. Já o técnico do Minas, Jarbas Soares diz que os adversários da segunda fase da Superliga são mais fortes. Para ele o time precisa ter a cabeça boa para encarar as derrotas e os próximos adversários. “A gente sai de uma derrota dessa, as parciais bem baixas pra gente. Nós temos é que levantar a cabeça, porque treinar, elas estão treinando forte. Nós temos que trabalhar um pouco o lado psicológico para os próximos jogos”, explicou Jarbas.

Inter é o primeiro time brasileiro campeão da Copa Sul-Americana

O Internacional tinha a vantagem do empate contra o Estudiantes da Argentina, pois venceu a última partida, por 1 a 0, em La Plata. Jogando em casa, o time gaúcho podia empatar por qualquer placar para consagra-se campeão Sul-Americano, título que nenhuma outra equipe brasileira tem. A vantagem se foi quando o Estudiantes marcou o primeiro gol do jogo, mas o Inter conseguiu a vitória com um gol de Nilmar, na prorrogação e conquistou a Sul-Americana. Agora não falta mais nenhum título na estante do Colorado.

Jogadores do Internacional comemoram título inédito.

A partida começou devagar, com o resultado a favor, o Inter não criava muitas oportunidades e tinha dificuldades para finalizar. A marcação estava cerrada em cima do Alex, que pouco participava. D’Alessandro se apresentava sempre, ganhava as disputas de bola, mas não finalizava com precisão. O Inter sentiu a falta de Guinãzu, expulso no último jogo. A torcida ficava preocupada com o passar do tempo, o time não tinha ritmo e passou alguns sufocos com a equipe Argentina.
A atuação do árbitro foi fundamental para o resultado da partida. Os dois times reclamaram de lances polêmicos. O primeiro lance foi contra o Inter, após um cruzamento de Bolívar na área, Alayes cortou a bola com o braço. O árbitro, Jorge Larrionda, considerou o lance normal e mandou o jogo seguir. Dez minutos depois, o árbitro errou ao anular um gol do Estudiantes. Boselli apareceu na área para marcar de cabeça, em posição legal, mas o auxiliar deu impedimento. Os jogadores argentinos reclamaram muito da marcação.
O Estudiantes voltou para o segundo tempo querendo a vitória, ou pelo menos levar o jogo para a prorrogação. O time argentino aumentou a pressão contra defesa gaúcha até que chegou ao gol, aos 20 minutos, com Benítez. Alayes cruzou uma falta na área e a bola sobrou para o meia marcar. Na soma dos resultados o jogo estava empatado e ia para prorrogação. O Inter se perdeu dentro de campo após o gol, e Alex, muito marcado, foi substituído por Taison. Sem boas chances de gol para os dois times, o jogo foi a prorrogação.
O primeiro tempo foi movimentado, com o Inter no ataque, buscando o gol. Mas a bola não entrou. O time do Estudiantes parecia cansado e não conseguia render em campo. A maior estrela do time, Verón, saiu sentindo uma contusão. O Colorado estava melhor e insistia no ataque. Após uma bola na trave, de Danny Morais, Gustavo Nery cruzou para Nilmar empurrar para o fundo das redes. Gol que deu ao Inter o título da Sul-Americana.


Capitão Edinho ergue a taça sob os gritos da torcida.

Os jogadores do Internacional comemoraram muito a conquista. O Inter é o único time brasileiro com esse título. O meia Alex foi um dos que mais vibrou com a vitória. “É muito bom vencer desse jeito, ter o que ninguém tem, ninguém conquistou. Hoje, me digo colorado mais do que nunca, para o resto da minha vida”, disse após a partida. O experiente zagueiro Álvaro elogia o grupo. “Foi um título no sacrifício, passamos por grandes equipes. Esse grupo pode chegar muito longe. Conscientização, aumentar o nível de concentração. É seguir nesta linha”, afirmou ainda no gramado.

Assista aos gols da partida:

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

São Paulo empata e Grêmio ainda sonha com título

Bastava uma vitória para o tricolor paulista se consagrar tri-campeão do campeonato brasileiro, mas o empate com o Fluminense dentro de casa levou a decisão para a última rodada. O Grêmio ainda está na disputa, após golear o Ipatinga em Minas. O São Paulo, com 72 pontos, só precisa de um empate para ser campeão. O time paulista enfrenta o Goiás no próximo domingo, em Brasília. O Grêmio tem que vencer o Atlético-MG, em Porto Alegre e torcer por uma derrota do São Paulo. Com o mesmo número de pontos, o Grêmio levaria a melhor com uma vitória a mais, 21 a 20.


A festa estava pronta para comemorar o título.

A torcida são-paulina lotou o Morumbi acreditando em uma vitória e no título do campeonato, mas o São Paulo não apresentou o futebol esperado. O time estava mal dentro de campo e deixou o Fluminense criar boas oportunidades de gol. Washington assustou a zaga são-paulina algumas vezes. O goleiro Rogério Ceni saiu para o intervalo reclamando da atuação do time: “Poderia ser bem melhor”, disse. O Fluminense abriu o placar logo no início do segundo tempo, com um gol de Tartá, que entrou no lugar de Maicon. O São Paulo sentiu o gol e buscou o resultado. Minutos depois, a bola sobrou para Borges na grande área. Ele chutou de primeira e empatou o jogo.
Já o tricolor gaúcho não teve dificuldades para vencer o Ipatinga, fora de casa. Além de se manter vivo na competição, o Grêmio ainda concretizou o rebaixamento do time mineiro. O Ipatinga saiu na frente com um gol de Pablo Escobar. O time de casa abriu o placar aos cinco minutos após jogada de Afonso pela direita. Mas o Grêmio foi superior a maior parte da partida. Logo aos 12 minutos, o time gaúcho já tinha empatado com Marcel, e aos 23 veio a virada com a cabeçada de Jean.
Goleada em cima do Ipatinga mantém o sonho do título para o Grêmio.
Sem motivação do Ipatinga, os gremistas jogavam fácil e não demorou para aumentar o resultado. Numa falha de Paulinho Dias, a bola sobrou para Willian Magrão que encontrou Marcel na entrada da área para fazer o terceiro. O Ipatinga até tentou criar algumas chances, mas tinha dificuldades para finalizar. No segundo tempo, o Grêmio fechou o placar logo aos oito minutos, após a cabeçada de Jean a bola sobrou para Léo empurrar para o gol. O jogo esfriou depois do gol, os resultados já estavam definidos. Ipatinga rebaixado com apenas 34 pontos. Grêmio brigando até a última rodada pelo título.