quinta-feira, 25 de março de 2010

Cruzeiro vence e assume liderança do grupo 7

O Cruzeiro fez o dever de casa e saiu com a vitória sobre o Deportivo Itália, nesta quarta-feira, no Mineirão. O time de Adilson Batista precisava vencer para chegar aos mesmos sete pontos do Vélez Sarsfield. Venceu e ainda eliminou o time chileno da Libertadores. Com gols de Fabinho e Pedro Ken, o Cruzeiro fez 2 a 0 e está temporariamente na liderança, com um jogo a mais que o Vélez. Após a partida, o técnico cruzeirense, Adilson Batista, tranqüilizou a torcida. “Com calma a gente vai tendo tranqüilidade, trabalhando e vamos nos classificar, podem ficar tranqüilos”, garantiu o treinador.


Fabinho comemora depois de marcar o primeiro do Cruzeiro.


O Cruzeiro começou o jogo indo para cima do Deportivo Itália, marcando forte na saída de bola e pressionando no ataque. Tanto que o gol não demorou a sair. Aos seis minutos, Thiago Ribeiro cobrou escanteio da direita, o goleiro Fernández saiu mal e Fabinho cabeceou no segundo poste para marcar. O gol deu mais tranqüilidade ao time celeste e o Deportivo Itália foi buscar o empate, já que a derrota significaria a eliminação da Libertadores. Sem grandes jogadores, o time chileno não assustava a defesa cruzeirense. A equipe brasileira saía nos contra-ataques e os visitantes se seguravam na defesa. O Cruzeiro, muito bem marcado, teve algumas chances de aumentar o placar. Mas parava nas defesas do goleiro Fernández. O Fábio foi ameaçado com uma bola na trave, mas ficou por aí.





Adilson Batista mexe bem e Pedro Ken faz o segundo gol do Cruzeiro.

No segundo tempo, o Deportivo Itália se lançou ao ataque, não descuidando da marcação. O Cruzeiro estava lento na saída de bola e Adilson Batista tirou Gilberto para a entrada de Pedro Ken. Parte da torcida gritou “burro” para o treinador, mas foi logo calada. Dois minutos depois de entrar, Pedro Ken aproveitou a bola rebatida na área e marcou o segundo gol cruzeirense. Depois do gol a torcida gritou o nome de Adilson. Precisando mais do que nunca de um gol, o Deportivo Itália chegou com mais agressividade ao ataque. Fábio fez uma bela defesa cara a cara com o atacante chileno e teve seu nome gritado pela torcida. Mas a partida terminou assim. Cruzeiro 2 x 0 Deportivo Itália – eliminado.

Os grandes de São Paulo não vencem na rodada

Palmeiras, Corinthians e São Paulo jogaram ontem pelo Campeonato Paulista e não conseguiram vencer. Palmeiras, que ocupava a nona colocação, enfrentou o Rio Branco, penúltimo colocado e só conseguiu arrancar um empate. Sem os três pontos, o Verdão caiu uma posição e vê cada vez mais longe a chance de classificação para as semifinais do Paulistão. Quem também está com a classificação ameaçada é o Corinthians. Mesmo com Ronaldo, o Timão perdeu para o Paulista por 1 a 0, e saiu do G4. O São Paulo é o mais tranqüilo. Apesar da derrota por 1 a 0 para o Bragantino, o time de Ricardo Gomes continua em terceiro e está próximo de garantir a vaga na semifinal.



Diego Souza fez o primeiro do Palmeiras, mas time não saiu do empate.


De todos esses times, a pior situação é do Palmeiras. O time está em décimo lugar e para se classificar tem que vencer os três jogos restantes e torcer contra seis times que estão a sua frente. Missão praticamente impossível. A torcida tem motivos para reclamar. A defesa palmeirense falha em várias situações e o time depende da criatividade de alguns jogadores no ataque. O Palmeiras saiu na frente com bela jogada de Cleiton Xavier, que driblou três e tocou na cara do goleiro para Diego Souza marcar. O Rio Branco empatou logo em seguida com Alex Terra e virou com Romarinho. O Verdão empatou com Ewerthon e parou por aí.



Ronaldo foi vaiado durante o jogo pela péssima atuação.


O Corinthians jogou mal e o Paulista mereceu a vitória. Desfalcado de Danilo e Dentinho, o Timão viu o Paulista dominar a partida e criar mais chances de gol. O craque Ronaldo, sempre promessa de boas atuações, não jogou bem foi xingado no final do jogo. Ronaldo respondeu: “Podem bater, tenho as costas largas. Batam em mim”. A melhor oportunidade do Corinthians foi uma bola na trave de Roberto Carlos. O Paulista aproveitou as chances e marcou no segundo tempo com Mazola. Depois de um chute forte de Barboza, Felipe só espalma e Mazola pega o rebote. Com a derrota, a equipe de Mano Menezes caiu uma posição e saiu do G4. Agora não depende só de si para classificar.



Dagoberto lamenta a derrota do São Paulo.


O São Paulo perdeu a invencibilidade de cinco jogos com a derrota para o Bragantino, mas não mudou sua classificação. O Tricolor Paulista continua em terceiro colocado e não vê sua posição ameaçada, pelo menos nessa rodada. O São Paulo foi melhor durante o primeiro tempo, mas não conseguiu tirar o 0 do placar. Na segunda etapa, o Bragantino reagiu e pressionou a defesa são-paulina. Aos 36 minutos, Maurício aproveitou a cobrança de escanteio e de cabeça marcou para o time de Bragança Paulista.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Luxemburgo: “Eu sonho em voltar à seleção brasileira e vou voltar”


Vanderlei afirma que quer voltar a dirigir a seleção brasileira.

O técnico do Atlético, Vanderlei Luxemburgo, aproveitou o painel “Encontro com treinadores”, que aconteceu durante o 36º Congresso de Cronistas Esportivos, realizado pela AMCE, em BH, para falar de sua carreira, gestão de futebol, relação com a imprensa, entre outros assuntos. Mas a fala de Luxemburgo que chamou mais atenção da platéia foi sobre a seleção brasileira. Explicando sobre os princípios que utiliza em sua carreira, o técnico disse que sonha e acredita que vai realizar. Como exemplo, Vanderlei completou: “Eu sonho em voltar à seleção brasileira e vou voltar”. Mas acrescentou que “Dunga fez um trabalho brilhante na seleção, do jeito dele”.

Vanderlei afirmou também que o Brasil é um dos favoritos para a Copa do Mundo, assim como Inglaterra e Espanha. Mas temos que ficar atentos sempre com Alemanha, Itália e Argentina. Quanto ao seu atual trabalho, à frente do Atlético-MG, Luxemburgo foi enfático e deu um aviso para a torcida. “Estou trazendo uma mudança de filosofia no Atlético e isso leva tempo. O Atlético vai estar muito forte e competitivo, buscando títulos, no segundo semestre”, afirmou.



Luxemburgo (na ponta) falando sobre sua carreira.

Já sobre a relação com imprensa, Vanderlei disse que acha importante e por isso já fez dois media training para saber como agir. E esclareceu: “Às vezes o repórter faz a pergunta certa, mas eu não posso responder naquele momento, porque traz problemas no meu trabalho”. E deu a dica: “Se você perguntou e não ouviu a resposta que queria, pergunta de novo, e de novo, até conseguir. Se o repórter conseguir, parabéns pra ele, mas se eu conseguir fugir de dar a resposta, parabéns para mim”.



Luxemburgo encontra o técnico do América-MG, Mauro Fernandes.

Um assunto polêmico abordado pelo técnico atleticano foi sobre ser técnico e gestor de futebol. Luxemburgo afirmou que “futebol é negócio” e que o “técnico atual tem que estar integrado ao clube, a empresa, estando por dentro de todas as áreas do clube”. Para ele, “nenhum dirigente do futebol brasileiro está preparado para fazer gestão de futebol”. Os clubes também não se preparam. Segundo Vanderlei, o clube devia montar uma equipe de excelência e mantê-la mesmo que troque o técnico. “A equipe de excelência devia ficar com o clube e não ir embora com o técnico”, afirmou.

domingo, 21 de março de 2010

36º Congresso de Cronistas Esportivos é sucesso em BH

Belo Horizonte recebeu na última semana o 36º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, realizado pela Associação Mineira de Cronistas Esportivos, AMCE. O evento aconteceu de 17 a 20 de março, na Faculdade Estácio de Sá e no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais. Na abertura do Congresso, o presidente da AMCE, Carlos Cruz, recebeu o presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos, ABRACE, Aderson Maia, entre outras personalidades importantes.


Aderson Maia, presidente da ABRACE, na abertura do congresso.

Vários ícones do jornalismo esportivo e do mundo do futebol participaram do Congresso através de palestras, mesas-redondas e debates. Foram dois dias de intensa programação, com painéis que discutiram assuntos importantes para o esporte, como categorias de base, o futuro do esporte especializado, arbitragem, a Copa do Mundo em Minas, entre outros.


Painel "Nossos Clubes", com os presidentes de América, Atlético e Cruzeiro.

Os painéis mais procurados foram os que tratavam dos times mineiros. No dia 17, Marcos Salum, presidente do América, Alexandre Kalil, presidente do Atlético e Zezé Perrela, presidente do Cruzeiro se encontraram para uma mesa-redonda sobre os clubes. No dia seguinte, o encontro com treinadores lotou o auditório da Estácio. Vanderlei Luxemburgo, técnico do Galo e Mauro Fernandes, técnico do Coelho, além do técnico homenageado, Carlos Alberto Silva.


Vanderlei, Mauro Fernandes e Carlos Alberto Silva se encontram no congresso.

O primeiro painel do Congresso foi sobre cobertura jornalística em eventos esportivos e contou com a presença do chefe de redação do Sportv, Paulo César Vasconcellos e do jornalista Vital Battaglia. Jornalistas dos veículos de comunicação de Minas marcaram presença como mediadores dos painéis.
Vital Battaglia, Carlos Cruz e PC Vasconcello conversam sobre cobertura jornalística.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Jogo do Galo é interrompido por causa da chuva


A forte chuva interrompeu a partida entre Atlético e América-TO.

A partida entre Atlético-MG e América-TO (Teófilo Otoni), pela quinta rodada do Campeonato Mineiro foi adiada mais uma vez. O jogo começou ontem, no estádio Nassri Mattar, mas depois de uma tempestade que alagou o campo, o árbitro, Emerson de Almeida Ferreira, suspendeu a partida. No momento da paralisação do jogo – aos 20 minutos do segundo tempo – o Atlético empatava em 2 a 2 com o América-TO. Chrys, aos 20min, e Luiz Henrique, aos 44 do primeiro tempo, marcaram os gols do América-TO. Coelho empatou aos 25 minutos e Osvaldir fez gol contra para o Atlético aos 45 do primeiro tempo. O lateral esquerdo atleticano Leandro, foi expulso por falta dura.



Coelho comemora com Muriqui o primeiro gol do Galo.

O técnico Vanderlei Luxemburgo ficou irritado com as paralisações durante a partida. O atacante Diego Tardelli sentiu uma fisgada na coxa esquerda. Para Luxemburgo, a culpa da lesão é do juiz que voltou a partida mesmo com o campo sem condições de jogo. A diretoria do Atlético não aceita o reinício da partida para esta quinta-feira, já que o Galo enfrenta o Democrata de Governador Valadares, no sábado, e o time não teria o intervalo exigido de 72 horas. A Federação Mineira de Futebol fez uma vistoria no campo às 10 horas desta quinta-feira para reiniciar a partida e decidiu que o campo tinha condições de jogo. Como o Atlético não se apresentou para a partida, a Federação deverá tomar uma posição quanto ao assunto.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Robinho joga bem e é decisivo na vitória do Brasil


Robinho joga bem, marca e mostra que merece ir à Copa do Mundo.

No último jogo amistoso da seleção brasileira antes da Copa do Mundo, o Brasil derrotou a Irlanda por 2 a 0, em Londres. O destaque foi Robinho, que não vinha se apresentando bem na seleção e no Manchester City, mas recuperou a alegria de jogar bola no Santos. O atacante marcou os dois gols – o primeiro foi contra, depois de um cruzamento de Robinho – e voltou a jogar bem pelo Brasil. Nesse último teste, Dunga mostrou que a equipe que viaja para a África do Sul, está praticamente fechada. Para que ainda tinha esperanças de ver Ronaldinho Gaúcho na Copa, Dunga foi categórico: “Ele já teve a chance dele”. Assim como Alexandre Pato, e nenhum dos dois soube aproveitar. Outra falta que será sentida será do jovem Neymar. O garoto do Santos está jogando muita bola ultimamente, e seria interessante vê-lo na Copa, mesmo que na reserva.



Time que começou jogando. Brasil está quase definido para Copa.

O Brasil teve dificuldades para passar da forte defesa da Irlanda. Bem marcados, os principais jogadores brasileiros não arrumavam espaço para jogar. A Irlanda foi para cima e obrigou o goleiro Julio César a fazer boas defesas. Com o time irlandês jogando no ataque, a seleção brasileira passou a aproveitar as chances de contra-ataque. Um pouco desentrosados, os jogadores brasileiros não conseguiram criar muitas jogadas, já que Kaká ficou sobrecarregado. O primeiro gol saiu no fim do primeiro tempo. Robinho, que estava impedido, recebeu a bola de Maicon na área. O atacante cruzou e o volante Andrews tentou cortar e marcou gol contra. No segundo tempo, Dunga mexeu e a seleção melhorou. Daniel Alves entrou no lugar de Ramires e já chegou dando trabalho. Acertou um chute no canto direito do goleiro da Irlanda, mas foi para fora. Grafite entrou na vaga de Adriano e participou do segundo gol. Numa jogada trabalhada e linda troca de passes entre Kaká, Grafite e Robinho, a bola sobrou para ao atacante santista chutar no canto e marcar de novo.


Último teste para a seleção de Dunga antes da Copa.